Return   Facebook

The Universal House of Justice

Ridván 2017

To the Bahá’ís of the World

Dearly loved Friends,

Vejam como a comunidade do Nome Supremo se levanta! Com apenas um ano decorrido desde o início do novo Plano, relatórios atestam o grau daquilo que está sendo empenhado e começando a ser alcançado. Dar maior intensidade aos 5.000 programas de crescimento está exigindo um nível de esforço totalmente sem precedentes. Com uma firme compreensão dos fundamentos do Plano, grandes números de amigos estão atuando para atender seus requisitos, demonstrando rigor e sacrifício na qualidade de sua reação. Conforme previsto, alguns programas intensivos de crescimento que estão há longo tempo em andamento estão se tornando reservatórios de conhecimento e de recursos, dando apoio a áreas circunvizinhas e facilitando a rápida disseminação de experiências e percepções. Centros de intensa atividade — as vizinhanças e povoados em que o trabalho de construção de comunidades é mais concentrado — estão se mostrando solo fértil para transformação coletiva. Uma legião ampliada e revigorada de membros do Corpo Auxiliar e seus ajudantes está estimulando os esforços dos crentes, ajudando-os a adquirir uma visão de como avançar no processo de crescimento em variadas circunstâncias e a identificar abordagens que se adequem às condições de cada agrupamento. Apoiados por suas respectivas Assembleias Espirituais Nacionais, os Conselhos Regionais Bahá’ís estão aprendendo de que modo o impulso do Plano pode ser criado simultaneamente em uma série de agrupamentos, enquanto em alguns países menores, sem Conselhos, novas entidades de âmbito nacional estão começando a fazer o mesmo. Embora, como se pode esperar de qualquer processo orgânico, o rápido progresso que está sendo testemunhado em alguns lugares está ainda por surgir em outros, o número total de programas intensivos de crescimento no mundo já está começando a aumentar. Além disso, regozijamo-nos em ver que a participação em atividades do Plano aumentou marcadamente durante os seus primeiros quatro ciclos.

Portanto, os sinais dificilmente poderiam ser mais promissores para aquilo que o próximo ano reserva. E o que poderia ser mais condigno para oferecer à Abençoada Beleza no ducentésimo aniversário de Seu nascimento do que o zeloso esforço de Seus amados para aumentar o alcance de Sua Fé? Assim, o primeiro dos dois bicentenários a serem celebrados pelo mundo bahá’í é uma ocasião com as mais emocionantes perspectivas. Visto corretamente, este ano apresenta a maior oportunidade mundial jamais havida para conectar os corações a Bahá’u’lláh. Que todos estejam atentos, nos meses vindouros, a esta preciosa oportunidade, e alertas às possibilidades que existem em toda parte para familiarizar outras pessoas com Sua vida e sublime missão. Para que a oportunidade de ensino que ora está diante do mundo bahá’í seja aproveitada ao máximo, é necessário que pensamento criativo seja dedicado às conversações que podem acontecer com todo tipo de pessoas. No decurso de tais conversações significativas a percepção é intensificada e os corações são abertos — algumas vezes imediatamente. Nesse valioso trabalho, todos encontram um forte impulso interior, e ninguém se deve privar da alegria decorrente do engajamento nesse trabalho. Suplicamos ao Amado que todo este ano do bicentenário possa ser pleno dessa alegria que é a mais pura e a mais doce: falar a outra alma do alvorecer do Dia de Deus.

As obrigações que devem ser cumpridas pela companhia de fiéis se tornam mais prementes devido à confusão, inquietude e penumbra no mundo. De fato, os amigos devem usar toda a oportunidade para fazer brilhar uma luz que possa iluminar o caminho, e oferecer confiança aos angustiados e esperança aos desesperados. Somos lembrados do conselho dado pelo Guardião a uma comunidade bahá’í em palavras que parecem mirar nosso próprio tempo: “À medida que a estrutura da sociedade hodierna se agita e racha sob a pressão e o estresse de eventos e calamidades portentosos, à medida que as fissuras que acentuam a desunião que aparta nação de nação, classe de classe, raça de raça e credo de credo se multipliquem, os executores do Plano devem evidenciar uma coesão ainda maior em suas vidas espirituais e suas atividades administrativas, demonstrando um padrão mais elevado de esforço concentrado, de ajuda mútua e de desenvolvimento harmônico em seus empreendimentos coletivos”. Sempre enfatizando a importância espiritual do trabalho da Fé e a dedicada determinação com a qual os crentes devem se desincumbir de seus sagrados deveres, Shoghi Effendi advertiu também contra qualquer participação em controvérsias, conflitos e disputas políticas. “Que permaneçam sempre acima de todo e qualquer tipo de partidarismo e interesses sectários”, ele urgiu em outra ocasião, “acima de vãs disputas, de maquinações mesquinhas, de paixões transitórias que agitam a face e envolvem a atenção de um mundo em transformação”. Estes são a espuma e os borrifos inevitáveis criados pelas ondas que se sucedem umas às outras, convulsionando uma sociedade turbulenta e dividida. Há muito em risco para se estar ocupado com distrações desse tipo. Como todo seguidor de Bahá’u’lláh bem sabe, o bem-estar final da humanidade depende de que suas diferenças sejam transcendidas e sua unidade firmemente estabelecida. Toda contribuição que os bahá’ís façam à vida de sua sociedade visa promover a unidade; todo esforço de construção de comunidades é direcionado para o mesmo fim. Àqueles que estão cansados de contenda, as comunidades que crescem à sombra do Nome Supremo oferecem um potente exemplo do que a unidade pode realizar.

Prestamos louvor ao Senhor dos Senhores ao vermos tantos de Seus amados dando, de tantas maneiras, tudo de si para que o estandarte da unicidade da humanidade possa elevar-se às alturas. Mui estimados amigos: ao se iniciar agora um ano imensamente auspicioso, não deveria cada um de nós meditar sobre que atos celestiais Sua graça ajudar-nos-á a realizar?

 

Windows / Mac